segunda-feira, 1 de março de 2010

O Clássico paulista dando o que falar...

Apesar do bom jogo do fim de semana na vila entre santos e corinthians, o assunto é outro. A arbitragem confusa do jogo. O site do Lance! fez uma matéria com alguns comentáristas de arbitragens que dão sua opinião sobre o assunto, veja:

José Roberto Wright - árbitro brasileiro na Copa de 1990 e colunista do LANCE!

José Henrique de Carvalho expulsou corretamente o Moacir. O carrinho que ele deu no Marquinhos foi uma uma covardia contra o adversário e poderia ter sido expulso direto, sem receber o segundo amarelo. O pênalti sobre o Marquinhos foi bem assinalado, não tenho dúvida de que existiu. Entretanto, o Roberto Carlos foi tocado no segundo tempo e deveria ter sido marcado a penalidade. Além disso, quem deveria ter recebido o cartão amarelo, no caso o segundo do Roberto Carlos, seria o Roberto Brum. Roberto Carlos foi mais veloz do que o adversário e foi derrubado.

Renato Marsiglia - árbitro brasileiro na Copa de 1994 e comentarista da TV Globo

José Henrique de Carvalho errou para os dois lados, mas erros menores. Erro grave, mesmo, foi a expulsão de Roberto Carlos. Essa é a restrição que eu faço à arbitragem dele no clássico deste domingo. Os dois cartões amarelos que ele deu para o lateral-esquerdo do Corinthians foram injustos, ele não merecia ter levado nenhum deles.

Não há nenhuma regra que diga que há de se aplicar cartão amarelo em todo lance de pênalti. Roberto Carlos cometeu a penalidade em Marquinhos, mas foi uma falta normal. Se fosse no meio de campo, era falta, pronto, sem nada de mais. Agora, ele deu cartão por quê? Para reforçar que foi pênalti? Está errado, ele errou no lance.

O segundo cartão também foi injusto. Roberto Carlos colocou o corpo na frente, não foi pênalti, mas acabou aí. Marca o tiro de meta e pronto. Mas não, deu mais um amarelo e teve de expulsá-lo. No restante, não vejo tantos motivos para reclamações dos corintianos. Eles estavam nervosos, errando ao reclamar demais, criando uma área de atrito muito forte com o árbitro. A expulsão do Moacir, por exemplo, foi corretíssima. Era um lance em que ele poderia até mesmo ter recebido o vermelho diretamente. No geral, não acho que o resultado final tenha passado pela atuação do juiz.

Mauro Beting - formado em arbitragem pela FPF e colunista do LANCE!

A expulsão do Moacir foi correta pelo conjunto da obra. O segundo cartão amarelo o próprio Mano Menezes expulsou o Moacir antes de ele ser expulso. O Roberto Carlos foi atabalhoado no pênalti do Santos. No estádio, achei que não foi pênalti, pela TV achei que deveria ter sido marcado, sim.

No pênalti reclamado por Roberto Carlos, não teria dado o cartão amarelo por simulação, mesmo que tenha diminuído a passada para ser derrubado e tenha cavado a penalidade. Com a visão que tive na Vila Belmiro, não teria marcado, mas digamos que aceito opiniões contrárias. Pelo o que o árbitro fez no jogo, era um lance marcável. Foi uma arbitragem ruim, absolutamente confusa. Se seguisse seu critério, teria de expulsar o Neymar pela seguidas firulas fora de jogo.


Ao meu ver, o arbitro acertou na penalidade a favor do Santos, expulsou bem o Moacir, e errou feio ao expulsar o R.Carlos, e ainda não assinalar a falta nele. No primeiro momento tive dúvida quanto ao lance, mas acho que o Brum o empurrou. Neymar deveria ter sido expulso qdo continuou a jogada que o arbitro já havia marcado impedimento, já que já havia tomado o cartão por dar um bonito chapéuzinho em Chicão sem estar valendo, Chicão deveria ter sido expulso por agredir o Neymar, por mais simples que tenha sido o ato do zagueiro, foi agressão e pela regra deveria ter sido expulso, dado o critério utilizado desde o início pelo arbitro. O PH fez falta no Ronaldo no primeiro lance da partida, e concordo com o Mano, esse excesso de comentários sobre o futebol bonito que o Santos tem apresentado faz com que os arbitros a cada toquinho marquem a falta, e cada toque de santistas em outros passe despercebidos... a arbitragem foi péssima, para um clássico que foi muito bom!!


Abraços


R.Campos

5 comentários:

Unknown disse...

Concordo com a maioria...houve o penalti do santos, mas o roberto carlos nao merecia ser expulso, o moacir sim! Concordo tb com o comentário do mano e do renan sobre o ph e o neymar, e sobre o chicao eu faria igual ele..muleque abusado, tem q impor respeito!!!hehehehehehe =X

Unknown disse...

respeito se consegue não deixando o muleke jogar, e não dando porrada.

Chicão tá jogando um futebolzinho bem meia-boca e tá mais maloqueiro do que nunca.

+ é ÓBVIO que o Neymala não precisava fazer o que fez, e a punição que o juiz deu (cartão amarelo), ficou de bom tamanho.

Vinícius Pereira disse...

Em relação a arbitragem concordo com a Ianara, penalty, expulsão justa para Moacyr e injusta para RC. Concordo com Vice, em relação do Neymala, belo termo,(uhauhauhahua) cartão amarelo para os dois e vamos que vamos!!!!

ASNOS DO ESPORTE disse...

Acho que o Chicão não precisa bater pra exigir respeito ou impor... o Neymar foi abusado no lance, pra quem esta de fora, foi muito divertido mesmo o lance, mas como profissional da área, temos que ver que o lance foi com bola parada portanto punição ao Neymar, o empurrão por mais simples que tenha sido por parte do Chicão, é agressão, e agressão é expulsão, ficou barato, e ta na regra...

Agora que o Neymar teria que ter sido expulso qdo ameaçou um drible no Felipe quando o arbitro já havia assinalado o impedimento!

RC

Anônimo disse...

Concordo com todos, mas acho q já deu né?! 5 dias depois e ainda esse lenga-lenga todo?! chega d chororô gambazada, tratem d jogar bola q quem sabe assim vcs naum tenham d repente a chance d uma revanche... só tomem cuidado... pq da próxima vez Robinho vai tá em campo... e vcs sabem mto bem oq isso significa!!!
Abraços!!!