quarta-feira, 31 de março de 2010

CARIOCA X PAULISTA

rapazeada, estou pronto para ouvir a galera chiar, aplaudir, ser irônico, mas, tinha que escrever alguns fatos!

Cariocas e paulistas sempre tiveram uma "richa", os dois estados sempre foram os principais pólos do futebol... De um tempo pra cá é fato que os estaduais em geral, são meramente para treinar, por o pessoal pra jogar, pois ultimamente não mede nada, e quase sempre, um time que vai bem no Estadual, nem sempre faz uma boa temporada, vide Santos e Botafogo no ano passado!

Esse ano não é diferente... O Campeonato Carioca, de um tempo pra cá, pelo menos uns 10 anos, já vem perdendo um pouco da magia, apesar de ter uma fórmula de disputa bastante interessante, os times do interior já não conseguem acompanhar os grandes, com raríssimas exceções... No primeiro turno de 2010, já vimos que este ano dificilmente será diferente os 4 grandes se classificaram, já no segundo turno, com os tropeços do Vasco, Macaé, e o América, chegaram a sonhar com a vaga, mas anida dependem de um tropeço vascaino! O América mesmo já tendo sido um dos grandes do Rio, hoje passa por dias difíceis, e o Duque de Caaxias, uma das esperanças de resgate do bom futebol carioca, tem metade do time formado por jogadores de outras equipes e não conseguiu manter o nivel de futebol da série B do nacional do ano passado!

No Paulista, a situação não é diferente, o campeonato sempre contou com boas supresas dos times do interior, é ainda sem dúvidas dos males o menor, pois ainda é o mais difícil dos estaduais, porém o nível já baixou. A fórmula de disputa visa privilegiar os times de melhor campanha, sem perder o charme com as disputas de mata-mata da segunda fase... Fabio Koff, presidente reeleito da federação paulista, já estuda mudanças na formula, e diz que clubes e federação tem que ser mais criativos para os próximos campeonatos!

CARIOCAS X PAULISTAS:

O fato aqui é o seguinte... se botarmos todos times, realmente o campeonato paulista levará vantagem... Agora se comparar time por time, o resultado será diferente... Explico, os grandes de SP, investiram muito em suas equipes... Corinthians se reforçou para buscar títulos em seu centenário, principalmente a libertadores, até agora vem cumprindo parte de seus objetivos... O time ainda não rendeu o esperados, mesmo assim lidera a competição continental e sonha cm a vaga no G4 paulista, nesse momento estaria fora, mesmo gastando uma boa quantia... SP, contratou muitos jogadores, desfez um pouco da base que vinha mantendo normalmente, mudou de estilo, até agora não encaixou um time, oscila entre boas e péssimas atuações, assim como o timão mantém viva as chances de conquistas nas duas competições, Libertadores e paulista... Santos, talvex o que menos invstiu, mas conseguiu repatriar o idolo Robinho.., É o time damoda, vem aplicando placares elásticos e dominando a primeira fase co campeonato, embora pra mim, o elenco não aguenta o ano todo... na Copa do Brasil, assustou no primeir jogo, mas depois de passear na volta eliminou no primeiro jogo o adversário da segunda rodada, até agora o unico que aproveitou os investimentos... Palmeiras, com certeza a maior decepção do campeonato... perdeu técnico, perdeu altetas, demorou pra contratar, não curou suas carências ainda, não cacertou o time, está eliminado no paulistão, mas vivo na copa do Brasil, pode suirpreender, mas com certeza a decepção dos grandes...
No carioca, o Flamengo, mudou pouco, acertou a mão no Love, tem sem dúvidas o melhor ataque da atualidade, ainda oscila, mesmo assim nas apresentações, classifdicado pra semi da Taça Rio, o time decepcionou no 1turno e segue vivo na libertadores... Botafogo, acertou em mudar de técnico, Joel passou confiança aos jogadores, mesmo assim o time ainda tem muitas falhas, mas domina seu grupo na Taça Rio, venceu a Taça Guanabara, e apesar do susto na 1rodada da Copa do Brasil, segue vivo... Fluminense, ainda não arrumou 100% o time, apesar de contar com bons nomes sofre com contusões, principalmente do Fred, apesar do Andre Lima ter entrado bem, no seu lugar... Se equilibrou e classificou para a terdeira fase da Copa do Brasil, e segue vivo na Taça Rio... Vasco, voltou da série B, contratou bons jogadores, mas não conseguiu se organizar com o fraco Vagner Mancini... Foi bem no 1 turno mas fracassou na final... Dae em diante o time sofreu pra se reencontrar, com todos os problemas, segue vivo no carioca e na Copa do Brasil, ainda com o interino Gaucho no comando da equipe...

Pelo menos na minha análise nenhum time conseguiu se acertar 100%, os outros estaduais, são ainda mais fracos... Mineiro e Gaúcho já estão cansativos, mesmo com o Cruzeiro poupando seus jogadores, tropeçando algumas vezes, só não passa da primeira fase se não quiser porque o regulamento do campeonato é ridiculo!! No gauchão o Gremio domina, e o Inter tropeça, usa e abusa dos reservas por não estar dando valor para o campeonato...

Agora, o que é vergonhoso no futebol paulista, são times investir o que investiu SP, Corinthians e Palmeiras, e verem seus times brigando por uma vaga no G4. Palmeiras já foi eliminado. Santos já esta garantido na semi... SP e Timão, no momento brigam por uma vaga, onde podem acabar os dois dentro, os dois fora, ou apenas um dentro... O fato é que é vergonhoso ficar fora de um G4 de qualquer estadual... No Rio, os times sofrem com altos e baixos, porém só o Vasco ameaçou não classificar, de resto fizeram valer sua tradição e não deram chances aos pequenos... Podem falar o que quiser, em matéria de resultados o fato é que o Rio vem dando mais certo que os outros, por enquanto...

Abraços a todos...

E agradecer o Gustavo de Deus, que sugeriu a matéria!!

RC!

5 comentários:

Gustavo de Deus disse...

Valeu pela citação Renan. A história fala por si mesma. Tudo é uma grande roda gigante, e o que está por cima hoje amanhã está por baixo e assim sucessivamente. Na década de 1980 até a metade dos 90, os times cariocas mandaram no futebol brasileiro. Da segunda metade dos 90 até 2009, foram os paulistas, e agora parece que os cariocas equilibraram de novo a balança. Claro, não podemos esquecer dos títulos de Grêmio,Atlético Paranaense, Internacional, Coritiba e Cruzeiro no campeonato brasileiro e na libertadores. Mas a maioria dos títulos foi dividido entre RJ e SP. Resta agora aguardar o resultado desse ano para fazermos nova análise.

Unknown disse...

Mas o campeonato paulista é muito mais competitivo do que os demais, não tem nem comparação...
Os times paulistas que poupam seus jogadores pra Libertadores ainda não estão classificados...pelo menos 4 times do interior (coloquei a Lusa nessa)estão brigando pelo G4 e um já está classificado.
Aliás, a quantidade de times de SP no Brasileiro é maior do que os demais estados, fato que mostra a superioridade dos paulistas.
Na minha opinião não são só os títulos que contam, mas a regularidade, a força que os times "pequenos" conseguem se manter na elite do futebol, e nisso os paulistas estão anos-luz na frente!

Renan Campos disse...

Bom, eu concordo que o campeonato paulista é mais forte que o carioca, mas discordo que os times paulistas são mais fortes que o carioca, até porque os fortes de sp não estão se classificndo, e isso não é porque os times pequenos estão bons, é porque os grandes estão ruins mesmo! O carioca irá acontecer o msm se o Vasco não classificar... o América é fraco, irá pq o Vasco foi pior!

Anônimo disse...

Texto sem nexo! Vc se contradisse, oque era pra ser uma comparação entre campeonatos se tornou uma comparação entre equipes. Viajou legal! Com ctz o Paulistão é mais forte, tanto q o Guarani, time da Série A do Campeonato Brasileiro, está na Série A2 do Campeonato Paulista. Sobre o fato de São Paulo, Corinthians e Palmeiras estarem decepcionando eu concordo, mas não acho q seja apenas pelo fato deles ainda não terem encontrado o bom futebol este ano e, sim, também, pelos times do interior serem bem formados, com bons jogadores, bons técnicos e alguns com ótimas estruturas. São Paulo e Corinthians no Carioquinha já estariam classificados, não tem comparação.

Abraço!

Clayton Sales disse...

Confesso que sempre achei essa discussão uma das mais inúteis do futebol. Mas vamos lá! Concordo com o Gustavo. Quem é "mais velho" ou já leu sobre o tema se lembra que nos anos 60 a 80 o país tinha um campeonato carioca fortíssimo, em que times como o Botafogo e Fluminense praticamente escalavam metade da seleção brasileira. Depois, fortaleceram-se o Vasco e o Flamengo que ganharam muitos títulos estaduais e nacionais, e até internacionais. E ainda contavam com América, Bangu, Americano, Goytacaz, Volta Redonda, e por aí segue, que sempre davam muito trabalho. Dos 90 pra cá, houve um fortalecimento do futebol paulista, que sempre teve, no entanto, um campeonato estadual forte também, e se torna hoje o mais competitivo, talvez devido a sua fórmula mais arrojada. No carioca hoje, é difícil romper com a tradição das "taças-turnos" Guanabara e Rio, o que acho que engessa os pequenos times do RJ. Mas o que provoca esse abismo são vários fatores: a administração das federações estaduais, a economia das cidades de interior dos estados, o interesse da mídia, em especial da TV, e por aí, vai. Acho que devemos olhar para esses aspectos conjuntamente. É só analisarmos o nosso estadual. A administração da FFMS é contestada de forma avassaladora, mas o comando se perpetua, situação que se reflete nos clubes afiliados. A economia das cidades do interior ainda engatinha, o que trava investimentos públicos e privados nos times. Tem time que treina no escuro. E a nossa mídia, salvo honrosas exceções, se interessa mais pelas copas de futsal promovidas pelas próprias TVs do que pelo futebol de campo estadual. Resultado: nosso campeonato é ínfimo se comparado, nem a grandes centros, mas a médios centros do país. Então, analisem economia da capital e do interior de SP, RJ, MG, RS, BA, PE, GO, PR..., a forma com que as federações administram seu futebol e a cobertura das mídias desses estados. Três variáveis e vocês terão algumas explicações para as diferenças entre os campeonatos estaduais, essencialmente do RJ e de SP. Nada tem a ver com superioridade técnica de jogadores e técnicos, com melhor ou pior torcida, ou qualquer outra razão do além. Os campeonatos estaduais são apenas reflexos do quanto se valoriza o esporte em todo um estado da federação. Eu disse TODO, o que inclui capitais e cidades de interior. No interior de SP, incentiva-se a prática esportiva como uma política de estado e isso atrai as empresas investidoras. Isso em todas as modalidades. Resultado: times fortes que brigam por títulos. No RJ, os 4 grandes são o que são, nem se contesta isso, mas os do interior são hoje meros coadjuvantes porque suas cidades pouco valorizam. Lembro do Tamoio, time de São Gonçalo, onde fui criado, que treinava num campinho sem grama perto da minha casa nos anos 80. Nunca chegou a nada. É isso. Olhem o cenário mais amplo, além da simples fronteira do futebol e vcs entenderão um pouco mais sobre essas diferenças. Mas com a frieza de jornalistas e não com a emotividade de um torcedor de time de SP que gosta de arrotar que o campeonato de SP é melhor só porque seu time joga lá. Meu time é o Flamengo e nem por isso, acho que o torneio "charmoso" (ahhh essa expressões toscas que mídia esportiva inventa....éécaa!) que ele disputa todo o começo do ano a melhor coisa do mundo. Até já foi, mas hoje é uma anedota conservadora do futebol brasileiro. Um abraço, caros Asnos !!